sexta-feira, 27 de abril de 2018

Dieta carnívora e análise de caso: Dr. Shawn BaKer

O interesse na dieta carnívora  está crescendo!
Depois de experimentar paleo, low carb  e cetogênica, algumas pessoas estão cortando todos os carboidratos e alimentos vegetais da sua dieta, com o intuito de buscar  à saúde ideal e eventual controle do diabetes. Mas, para alguns, isso parece contra-intuitivo! 
Poderia comer apenas carne ser saudável? E quanto a todos os nutrientes que você obtém das plantas? Você não vai ficar com muita proteína? E quanto a fibra?
Perguntas.......
Não tenho certeza se a dieta carnívora é ótima para todos. Mas à luz de relatos anedóticos ( os n = 1), é difícil dizer que NÃO funciona muito bem para algumas pessoas, pelo contrário.
A dieta carnívora quebra todas as regras da nutrição?
O Dr. Shawn Baker ( @SBakerMB , shawnbaker1967 ) é o mais recente proponente de alto perfil da abordagem carnívora da nutrição para entrar em cena.
Vamos dar uma olhda no seu caso.
Além de Shawn Baker, há alguns exemplos interessantes de pessoas que seguem com sucesso uma dieta carnívora por um longo tempo e parecem estar prosperando:
https://www.facebook.com/groups/PrincipiaCarnivora /  carnivorecouple.brazil (instagram)
Shawn é um atleta de força que precisa de muita comida. No passado, isso incluía uma abundância de cereais, iogurte desnatado, leite desnatado, massas e grãos para manter o peso com seu alto nível de atividade. 
Depois de experimentar problemas digestivos exacerbados por sua dieta "pobre" (note a história semelhante com outros que se beneficiaram de zero carboidratos), ele experimentou progressivamente com sua dieta, passando do típico alto carboidrato para paleo, então low carb, após uma dieta cetogênica . No entanto, ele teve muitos problemas digestivos quando adicionava carboidratos estrategicamente em torno do seu treino ( na abordagem cetônica) e, eventualmente, passou a fazer uma abordagem dietética carnívora (apenas de carne).
Desde então, com a dieta apenas carnívora, ele estabeleceu recordes mundiais em remo indoor e continua a se exercitar como uma fera aos 51 anos.
 Shawn viu a necessidade de coletar dados de saúde e desempenho de pessoas que seguiam uma dieta carnívora para tentar entender por que elas pareciam estar prosperando apesar de ignorar muitas recomendações de saúde convencionais.
Ele recentemente realizou alguns testes em si mesmo depois de um ano como um carnívoro, que veremos mais adiante neste post.
Um dos problemas com a Ingestão Diária de Referência DRI ) para nutrientes essenciais é que eles foram desenvolvidos no contexto de uma dieta ocidental baseada na agricultura. Nos extremos (carnívora ou vegetariana), precisamos entender quais parâmetros ainda são relevantes e quais precisam ser modificados.
Os defensores da dieta exclusivamente carnívora ( que na verdade agrega ovos e queijos curados) serão rápidos em apontar que nem todos os nutrientes fornecidos pelos alimentos à base de animais e vegetais são os mesmos. Embora certas vitaminas e minerais existam sob o mesmo nome, sua forma e biodisponibilidade difere entre plantas e animais.
Por exemplo, o ferro em alimentos de origem animal existe na forma de heme e é mais biodisponível que o ferro elementar fornecido pelas plantas. Alimentos de origem animal também fornecem formas de nutrientes que o organismo requer, como o retinol (vitamina A) e EPA / DHA (ômega-3), enquanto os alimentos vegetais fornecem precursores desses nutrientes (beta-caroteno e ácido alfa-linolênico, respectivamente).
Infelizmente, ainda não temos dados suficientes para quantificar essas variáveis ​​com precisão. Espero que nos próximos anos haja mais pesquisas que nos ajudem a quantificar o efeito da biodisponibilidade e dos anti-nutrientes na quantidade de nutrientes absorvidos em comparação com o que entra em nossa boca. 
Enquanto carnívoro, parece ser mais difícil encontrar os níveis adequados de ingestão diária recomendada de vitamina K1, cálcio, vitamina E, vitamina C , folato, magnésio, manganês e o potássio. Esta situação pode ser amenizada com carnes de órgãos.

Análise da dieta de Shawn Baker

Vejamos o que aprendemos ao analisar a dieta do Dr. Baker. A seguir, a ingestão diária média do Dr. Baker, com muitos bifes e hambúrgueres, com alguns queijos, ovos, camarões e salmão entraram no Cronometer .
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A impressão digital de micronutrientes da dieta do Dr. Baker é mostrada abaixo. Você pode conferir a análise completa do Nutrient Optimiser aqui .
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Na parte inferior do gráfico, vemos que a dieta do Dr. Baker tem uma tonelada de vitamina B12, zinco, ferro e aminoácidos. No entanto, no topo do gráfico, vemos que a dieta do Dr. Baker está carente de vitamina C, manganês, vitamina A, vitamina D, vitamina K1, ácido fólico, cálcio, ômega 3 e ácido pantotênico (pelo menos quando você usa o RDI ).
No entanto, o que podemos fazer com o fato de que o Dr. Baker e alguns de seus amigos parecem estar prosperando? Os níveis de nutrientes recomendados são simplesmente errados? Quais são relevantes neste contexto?
 Shawn comenta:
"Alguns dos micronutrientes podem se tornar menos exigentes com base no esquema carnívoro. 
Pessoalmente, eu não acredito necessariamente que as DRIs sejam relevantes para uma dieta carnívora,  é só olhar para os desfechos clínicos. Por exemplo, a deficiência de cálcio tem uma manifestação clínica e o desenvolvimento de sinais deve levar à deterioração da saúde, e não à sua melhora, como eu experimentei  e tantas outras pessoas que seguem este esquema. 
É relevante notar que existem muitas pessoas com zero carboidratos que estão nesta condição há muitos anos, até décadas, apenas com carnes musculares e sem miudezas e que também mantêm excelente saúde."
Não há sentido em dizer a alguém para parar de fazer algo se estiver prosperando. No entanto, ao mesmo tempo, não consigo parar de pensar na Teoria da Triagem do Dr. Bruce Ames, que sugere que, na ausência de nutrientes adequados, o corpo priorizará os nutrientes voltados para a sobrevivência a curto prazo, em vez de ótima saúde e longevidade.

Dados do Dr. Baker n = 1

O Dr. Shawn recentemente discutiu seus próprios resultados de testes depois de quatorze meses em uma dieta carnívora com Robb Wolf. Eu recomendo que você ouça a entrevista no Paleo Solution Podcast .

Colesterol

Os valores de colesterol do Dr. Baker são bastante normais, além de notar que sua relação TG/ HDL é 1,3 (o que é bom) e seu CT/ HDL é 4,6, o que é bom.
Dave Feldman, do Colesterol Code, ofereceu os seguintes comentários:
  • O LDL-C e o LDL-P estão ambos na extremidade inferior para um "baixo carber " que é tão magro e apto quanto o Dr. Baker. Eu suspeito que isso se deva à sua ênfase no treinamento de resistência, que pode reduzir os escores de LDL devido a uma taxa maior de uso para reparo muscular.
  • LDL-P pequeno e baixo em 283, e claramente muito padrão A.
  • HDL - 40 mg / dL >é baixo para um zero carber.
  • Triglicérides > 54 é certamente muito correlativo com um metabolismo muito atlético, sensível à insulina.
  • A pontuação que mais me interessa é o colesterol remanescente, que é calculado subtraindo tanto o HDL quanto o LDL do colesterol total. Sua pontuação de apenas 11 mg / dL é extremamente baixo  e sugere que ele tem um metabolismo de gordura muito eficiente.

HbA1c

O que é mais interessante e intrigante é a HbA1c de Baker ser de 6,3% com um açúcar no sangue em jejum de 121 mg / dL.
Este nível de HbA1c coloca-o no limiar de pré-diabetes e diabetes tipo 2, não esperado! Uma HbA1c de 6,4% e uma glicemia de jejum de 126 é o ponto de corte para o diabetes tipo 2.
O que é intrigante aqui é que, embora a HbA1c de Shawn seja alta, ele tem um nível de insulina de 2,6 mIU / L em jejum, o que sugere que ele é muito sensível à insulina ou seu pâncreas não produz insulina suficiente.
Desde o lançamento do podcast com Robb Wolf, tem havido muita especulação sobre seus resultados. Será interessante ver se ele dá seguimento a qualquer uma das sugestões gratuitas para mais testes. Algumas pessoas apontam a HbA1c como uma medida não confiável devido ao fato de que os glóbulos vermelhos do sangue vivem mais em pessoas saudáveis.
Alguns dirão que as 560 g de proteína consumidas por dia (6,1 gramas por kg de peso) estão levando à gliconeogênese (discutível).
Se você olhar as coisas de uma perspectiva de energia total, poderia dizer que Shawn está  comendo muito para alimentar suas atividades (mais de 4000 calorias por dia) e, portanto, seu nível de açúcar no sangue permanece alto.
Talvez seja um caso de extrema resistência fisiológica à insulina,onde o corpo escolhe manter os níveis de glicose mais altos onde há menos glicose disponível e níveis mais baixos de insulina.
No entanto, acho que vale a pena notar que minerais essenciais como potássio, cálcio e sódio são essenciais para manter a sensibilidade à insulina.  Embora o corpo faça um bom trabalho em manter o equilíbrio ácido / base, os rins ainda precisam de substrato suficiente (por exemplo, minerais alcalinos como potássio, magnésio e sódio) para poder fazer isso.
Quando os rins deixam de ser capazes de regular o pH, podemos ter uma acidose metabólica que acompanha o diabetes tipo 2. 
É interessante ouvir em sua discussão com Robb que o dr. Baker está se beneficiando da adição de sódio e eletrólitos. Muitas pessoas com uma abordagem dietética de baixo consumo de carboidratos descobrem que a suplementação de minerais é importante.  O sódio é bastante fácil de obter, enquanto o potássio e o magnésio são muito mais difíceis para a maioria das pessoas. Há uma série de estudos sugerindo que uma proporção maior de potássio: sódio é desejável. 
Ao mesmo tempo, a HbA1c do dr. Baker poderia ter sido muito maior antes de iniciar sua dieta carnívora devido à alta carga dietética para alimentar tanto exercício e volume, e a dieta com carne só poderia melhorar sua HbA1c. Nós simplesmente não sabemos dos dados disponíveis.

Testosterona

Embora existam anedotas de que uma dieta carnívora aumenta os níveis de testosterona, os níveis endógenos de testosterona do Dr. Baker são mais baixos do que você poderia esperar, dado seu nível de musculatura, magreza e resistência.
Como discutido na entrevista com Robb, ele não está experimentando nenhum sintoma de baixa testosterona e sugere que, semelhante ao TSH e à insulina, ele pode ser mais sensível à testosterona e, portanto, o corpo não precisa tanto dela.  

As recomendações nutricionais são relevantes para alguém que segue uma abordagem carnívora?

Dado que os IDRs são projetados para evitar deficiências nutricionais na maioria da população, eles serão conservadores para a maioria das pessoas quando se trata de deficiências. No entanto, o que constitui ótimo é um assunto diferente.
O desafio de usar os IDRs nos extremos é que eles não foram ajustados para atender a diferentes requisitos de pessoas que seguem uma abordagem vegana, cetogênica ou carnívora.
Muitas pessoas são rápidas em dispensar os IDRs inteiramente em vista das inúmeras anedotas de pessoas que prosperam sem alimentos à base de plantas.
Enquanto os DRIs são baseados em pessoas comendo uma dieta ocidental padrão, muitas pessoas parecem descobrir que precisam suplementar eletrólitos quando reduzem ou removem fontes de carboidratos de sua dieta, então se alguém segue uma dieta carnívora, deveria dar atenção ao sódio, magnésio ou potássio.
Para quem segue dieta carnívora, precisaria se preocupar com essas possíveis deficiências?

A vitamina K2 pode ser convertida em K1

A vitamina K1 é encontrada principalmente em plantas, enquanto o K2 é sintetizado por bactérias no intestino grosso de animais e humanos. A vitamina K2  é apenas uma descoberta recente. Portanto, o banco de dados de alimentos do USDA contém apenas dados sobre a quantidade de K1 (filoquinona) em alimentos.
A boa notícia é que a maioria das pessoas consegue converter K2 para K1 e vice-versa, dependendo da demanda.   Assim, a baixa ingestão de vitamina K1 na dieta pode não ser um problema se você estiver recebendo bastante K2 de fontes como ovos, manteiga e fígado.

Manganês

Dado que o manganês está associado ao metabolismo de carboidratos, pode haver uma menor exigência para pessoas que seguem uma dieta carnívora. Pode haver uso limitado na perseguição de alvos que são simplesmente baseados no consumo médio de pessoas comendo uma dieta típica ocidental.
O manganês é rico em carnes orgânicas (de órgãos), que são valorizadas por culturas que não têm acesso a muitos alimentos à base de plantas, por isso é possível obter quantidades adequadas. Enquanto alguém que segue dieta zero-carb pode não precisar tanto, o manganês ainda parece ser um nutriente útil.

Vitamina E

Da mesma forma, o IDR para a vitamina E é baseado na média dos níveis de ingestão da população   ao invés de qualquer teste de deficiência, e é possível que os requisitos sejam menores para alguém que não ingira tanta glicose.

Ácido Pantotênico (Vitamina B5)

Shawn não está cumprindo o RDI para a vitamina B5, mas pode não precisar de mais, a menos que tenha alta ingestão de álcool ou café ou tenha altos níveis de estresse. Os níveis-alvo são baseados no consumo médio de estudos populacionais, então provavelmente não há necessidade de perseguir o alvo aqui por alguém em uma dieta carnívora.

Vitamina D

Sem muitos frutos do mar, Shawn não está recebendo muita vitamina D de sua comida. No entanto, a falta de vitamina D na dieta não é exclusiva dos carnívoros. Os níveis de IDR para os níveis de vitamina D são baseados na quantidade necessária para manter os níveis séricos de 25 (OH) D com o mínimo de luz solar. Curiosamente,  os níveis séricos de vitamina D de Shawn estão na extremidade inferior do normal.

Folato

Shawn está recebendo níveis mais baixos de folato em comparação com o requisito médio estimado. Mais uma vez, o folato pode ser facilmente obtido a partir de carnes orgânicas que são valorizadas em culturas que não têm acesso a alimentos à base de plantas.

Cálcio

Shawn também não está cumprindo o RDI de cálcio. O cálcio pode ser obtido em uma dieta carnívora a partir de ovos e sardinhas ou outros peixes (com ossos). Os níveis de cálcio alvo são baseados em estudos de equilíbrio, e suas necessidades de cálcio aumentam com a idade.

ômega-3

Shawn está obtendo uma quantidade sólida de ômega 3, embora não o suficiente para atingir os níveis de IDR ou alcançar o equilíbrio ideal de ômega 3: ômega 6. Novamente, o ômega 3 não é difícil de obter a partir de produtos baseados em animais, se eles incluem alguns frutos do mar.

Magnésio e potássio

Magnésio e potássio são dois minerais que muitas pessoas não recebem o suficiente quando reduzem sua ingestão de carboidratos, especialmente vegetais verdes.
A gripe-ceto  é um sintoma comum que as pessoas experimentam no início de sua jornada cetogênica, que podem ser corrigidas com a suplementação de minerais alcalinizantes.

Não se concentre em apenas um nutriente

Em suma,  os nutrientes são importantes. No entanto, ficar envolvido em perseguir a DRI absoluta para nutrientes individuais pode ser problemático devido aos numerosos fatores descritos acima. Nossas necessidades de nutrientes também mudarão com base em uma série de coisas, como atividade, estágio da vida, outras coisas que você está comendo, saúde intestinal e absorção de nutrientes.
A vida é toda sobre fazer as melhores escolhas que podemos com dados imperfeitos. Não podemos deixar que a falta de perfeição nos impeça de usar os dados que temos disponíveis.
Então, com certeza, talvez você não precise de tanto K1, manganês, vitamina C em uma dieta carnívora.
Historicamente, os seres humanos parecem se adaptar muito bem a uma ampla gama de ambientes alimentares ao longo do tempo. O que não parece fazer bem é o nutriente hiperpalatável moderno, alimentos pobres em nutrientes e com sabor que são aromatizados e coloridos para nos fazer pensar que são bons para nós, mas na verdade contêm muito pouca nutrição real.

Quem deve tentar uma dieta carnívora?

Um tema comum que vejo para as pessoas que parecem prosperar em uma abordagem carnívora é algum tipo de problema intestinal (por exemplo, permeabilidade ou supercrescimento bacteriano) ou algum tipo de condição auto-imune, talvez devido à exposição prolongada a alimentos pobres em nutrientes.
Se o seu intestino já está comprometido, então cortar fibras e outras matérias vegetais, particularmente grãos, nozes e sementes, parece fazer maravilhas para muitas pessoas. Se você tem problemas que desaparecem por ficar estritamente carnívoro, então, por todos os meios, siga em frente.
Você também pode usar o carnívoro como uma fase de eliminação e então, lentamente, reintroduzir outros alimentos de volta para ver se você pode tolerá-los. Você pode desfrutar de uma dieta que é menos restritiva e tornar mais fácil obter os nutrientes que você precisa de sua dieta. 
Algumas pessoas encontram grande sucesso com uma abordagem alimentar carnívora. Há uma tonelada de ótimos depoimentos em meatheals.com . Ao mesmo tempo, é possível ver casos  que o carnívoro não deu certo. O lema geral da multidão carnívora é simplesmente comer carne quando está com fome. Isso funciona bem para muitos, mas não para todos.
O caso de Amy (que tem o incrível perfil de nutrientes carnívoros ) que  avisa não estar mais seguindo uma abordagem dietética com zero carboidratos e agora estava buscando uma abordagem onívora densa e nutritiva. Ela descobriu que ela começou a ganhar peso depois de 2,5 anos em uma dieta carnívora e sua função tireoidiana diminuiu. Amy, que antes era administradora de um grande grupo carnívoro no Facebook, diz:
“Todos estes, juntamente com o meu colesterol LDL EXTREMAMENTE alto de 500 e a minha falta de ciclo menstrual de 7 anos, apontam diretamente para uma tiróide falhada. ZC tornou pior ... MUITO pior. Voltei a uma dieta mista em janeiro deste ano. Dentro de 2 semanas desta mudança de dieta, recuperei toda a minha motilidade intestinal natural. E, surpreendentemente, dentro de 2 meses meu ciclo menstrual retornou após 7 anos de ausência !! Eu recuperei minha energia, e agora estou andando diariamente, fazendo sessões diárias de ioga (que eu costumava amar anos atrás), levantando pesos 3 dias por semana, e fazendo exercícios de 20 minutos no HIIT 3 dias por semana.  Eu coloquei um pouco de peso, mas eu pareço e me sinto muito saudável. Percebo que estou frequentemente com calor agora, em vez de frio, o que presumo ser um sintoma de minha tireoide crescendo para onde deveria estar. Estou programado para ter um painel completo de tireóide, painel lipídico e outros testes hormonais realizados no final de março para ver onde estou. Mas posso claramente dizer-lhe que ZC NÃO fez nenhum favor ao meu corpo.
Em geral, é justo dizer que uma dieta carnívora pode beneficiar muitos, especialmente se você tiver problemas digestivos importantes. No entanto, acho que provavelmente é cedo demais para dizer que é ideal para todos.

FONTE DO TEXTO: https://optimisingnutrition.com/


3 comentários:

  1. Bom dia. No meu caso, que pratico lowcarb faz 3 anos, mimga glicemia de jejum que antes de iniciar a dieta era 70-80, agora é de 100-120. E o H1bcA está em 5.9. Meu médico receitou Metformina, mas eu não quis tomar. Agora não sei o que fazer. Como sou sedentário, uma atividade de força talvez ajudasse a normalizar esses valores ? Obrigado pelo texto.

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    1. Em cetose nutricional, glicemia em jejum sobe devido a resistência fisiológica muscular à glicose, é normal, não reflete diabetes, para confirmar, nas análises peça o doseamento da insulina que deve ser baixa, (então pode também calcular o HOMA-ir).

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  2. Eu tenho me alimentado basicamente de carne há uns 8 meses. Fisicamente o que eu percebi: Posso comer bastante carne, mas não fico com a sensação de estomago cheio e não tenho dificuldade na digestão, isso contraria o senso comum de que precisamos de fibras. Minhas fezes cheiram menos e isso me surpreendeu muito por que temos a ideia de que carne é algo que putrifica facilmente e fede. Sobre a consistência, eu agora entendo por que os leões não precisam de papel higiênico. Eu como vísceras umas duas ou três vezes na semana, adoro figado. Bem, vou ficar um ano nessa dieta e comparar com exames do ano passado. Quero saber qual vai ser o resultado desse ensaio clinico (n=1). Mas, desde já, essa dieta parece ser tão certa.

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